Manter o seu carro em ordem é uma das maneiras de economizar com a manutenção do veículo e prolongar sua vida útil. Para te ajudar, reunimos 6 dicas de como cuidar melhor do seu carro e aproveitar muito mais esta aquisição. Confira!
Você não precisa dedicar o seu tempo todo ao carro, mas fazer algumas coisas básicas já são o suficiente para que ele evite problemas no meio do trânsito intenso ou te deixe na mão no meio de uma tempestade. Confira nossas dicas:
1 – Mantenha o seu carro limpo
Quem não gosta de um carro limpinho, cheiroso e brilhante, né? Mas a limpeza do carro vai muito além da estética. O acúmulo de sujeira na área externa do carro pode manchar e até riscar a lataria.
Já na parte interna do carro, é possível evitar que se formem ácaros e fungos que podem causar crises alérgicas em algumas pessoas. Por isso, é importante mantê-lo sempre limpo, pois também colabora com a conservação.
2 – Sempre calibre os pneus
Quando você anda com os pneus bem regulados, você reduz o consumo de combustível, evita o superaquecimento e, claro, diminui o risco de acidentes. O ideal é que a calibragem seja feita pelo menos uma vez por semana.
Se você não sabe qual a pressão ideal dos pneus do seu carro, basta consultar o manual do proprietário. Em alguns automóveis, a pressão adequada está na tampa do reservatório de combustível ou na lateral do pneu.
3 – Fique de olho na manutenção do motor
É recomendável que seja feita a manutenção do veículo com regularidade, pois isso garante a ele uma vida útil bem maior. A falta de manutenção resulta em desgaste excessivo e consumo de até 25% a mais do que o comum.
Especialistas indicam:
- Trocar as velas a cada 20 mil quilômetros;
- Trocar o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros;
- Trocar o filtro de ar a cada 15 mil quilômetros;
- Trocar o filtro de óleo junto com o óleo do motor e o carburador a cada 80 mil quilômetros.
4 – Verifique o óleo do motor
Ok, nós falamos que ele pode ser trocado a cada 80 mil quilômetros no item anterior. No entanto, o óleo é responsável por limpar, refrigerar e lubrificar o motor. Sem ele, as peças podem entrar em atrito e poderão causar problemas – e nós sabemos que a troca de uma peça não é nada barato.
Por isso, fique atento(a) ao adesivo colado no painel. Ele indica a data que a troca de óleo deverá ser feita.
5 – Faça alinhamento e balanceamento
O alinhamento e o balanceamento do automóvel devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros ou depois de trocas de pneus e outros componentes.
Fazer o alinhamento evita o desgaste irregular e aumenta a vida útil dos pneus, intensifica o atrito do pneu com o solo – o que contribui para a economia de combustível – e oferece mais conforto e segurança para o motorista.
O balanceamento também é feito com o objetivo de gerar mais conforto aos passageiros e ao motorista, visto que ele garante que a roda gire sem provocar vibrações no veículo. Ambos os procedimentos evitam o desgaste dos pneus e diminuem as chances de acidentes.
6 – Contrate um seguro auto
Para garantir a sua segurança e a do seu veículo, contrate um seguro auto para proteger seu carro contra roubos, furtos, colisões, raios, alagamentos e muito mais. Nós da DRV8 Seguros estamos aqui para te ajudar! Podemos te orientar com coberturas ideais que atendam às suas necessidades. Quer saber como? Converse com nossos especialistas.
Gostou das nossas dicas? Elas poderão prolongar o tempo de vida útil do veículo, fazendo-o valer cada centavo do seu investimento! Tem alguma dica que ficou de fora? Conte-nos nos comentários! Siga nossas redes sociais e acompanhe mais dicas.